Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de março de 2010

Algo Maior do que Eu.




Uma pérola lapidada na obra de Brennam Manning, O Evangelho Maltrapilho, que me faz saltar de alegria na presença do Senhor. Espero que você também sinta tanta alegria assim de ser aceito por Deus, não por merecimentos, mas por graça.

A diferença entre fé como "a crença em algo que pode ou não existir" e fé como "confiar em Deus" é tremenda. A primeira é questão da mente; a segunda, do coração. A primeira pode nos deixar inalterado; a segunda, intrinsecamente, traz mudança. Essa é a fé descrita por Paul Tillich em sua famosa obra The shaking of the foundations:
"A graça nos atinge quando estamos em grande dor e desassossego. Ela nos atinge quando andamos pelo vale sombrio da falta de significado e de uma vida vazia... Ela nos atinge quando, ano após ano, a perfeição há muito esperada não aparece, quando as velhas compulsões reinam dentro de nós da mesma forma que têm feito há décadas, quando o desespero destrói toda alegria e coragem. Algumas vezes naquele momento uma onda de luz penetra nossas trevas, e é como se uma voz dissesse:
'Você é aceito. Você é aceito, aceito pelo que é maior do que você, o nome do qual você não conhece. Não pergunte pelo nome agora; talvez você descubra mais tarde. Não tente fazer coisa alguma agora; talvez mais tarde você faça bastante. Não busque nada, não realize nada, não planeje nada. Simplesmente aceite o fato de que você é aceito'. Se isso acontece conosco, experimentamos a graça".


Paul TILLICH. The shaking of the foundations. Nova York: Scribner's, 1948, p. 161,2.

Um comentário:

soniapelarin disse...

oi pr. à paz!!! tô seguindo o seu blog, é sempre bom ler algo que nos edifica e nos fortalece, sempre procuro mensagens de conteúdo e que vão me ajudar em algo ou mesmo para passar p/ alguém... o aprendizado é uma constãncia em minha vida, e que bom que podemos encontrá-los aqui nese nosso mundo virtual!!
fica na paz!!!