quinta-feira, 23 de junho de 2016

Conflito de reinos



Observando os fatos que foram noticia ultimamente quanto a animais e seres humanos vemos um gorila sacrificado porque um menino caiu no espaço reservado ao animal. Um menino morto por crocodilos não convidados para o lago do hotel de luxo da Disney. Um tigre circense assustando o papa dentro da casa dele, ao invés de apenas impressioná-lo. E ainda uma onça pintada que foi morta por aparecer num evento Olímpico, simbolo de liberdade e vida.
Tais fatos corroboram para pensarmos que o reino animal de vida selvagem está sendo convidado a participar do reino humano e forçosamente mostra que não pode ser domesticado ou introduzido sem que haja perdas substanciais.
Me faz pensar noutros dois reinos que também não podem se fundir sem que haja mortes e perdas. Há muitas pessoas que dizem desejar fazer parte do Reino de Deus, mas que não abrem mão de suas próprias vontades pessoais, humanas. Somos convidados a entrar no Reino de Deus desde que aceitemos que ali dever ser "feita a Sua vontade e não a minha", como orou o próprio Jesus no Getsêmani.
Convém que Ele cresça, e eu na verdade venha a morrer para mim mesmo. Assim, o meu pequeno mundo fará parte do imenso Reino Eterno do meu Deus.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Oração dos monges franciscanos



Que Deus te abençoe com o desconforto diante de respostas fáceis, dos corações duros, das meias verdades e dos relacionamentos superficiais, para que possas viver do fundo do teu coração, onde o Espírito de Deus habita.

Que Deus te abençoe com lágrimas a derramar por aqueles que sofrem de dor, rejeição, fome e guerra, para que possas estender tua mão para confortá-los e transformar sua dor em alegria.

Que Deus te abençoe com suficiente insensatez para crer que podes fazer diferença neste mundo e em tua vizinhança, para que corajosamente tentes fazer aquilo que pensas não seres capaz de realizar, mas em Jesus Cristo terás a força necessária para executar.

Que Deus te abençoe para que te lembres de que todos nós somos chamados a continuar a obra redentora de Deus, de amor e cura, no lugar de Deus, em nome de Deus, no Espirito de Deus, criando e soprando continuamente nova vida e graça em tudo e em todos que tocamos.