Pesquisar este blog
sábado, 15 de fevereiro de 2014
Coragem de tentar coisas novas na vida!
É natural do homem procurar por uma zona de conforto com a intenção de se estabilizar por pensar que a estabilidade é o que traz segurança. Mas, principalmente nos dia de hoje, a única certeza de que se pode ter é que algo sempre irá mudar.
O escritor Spencer Johnson, em seu livro “Quem mexeu no meu queijo”, conta a parábola de dois ratinhos Sniff e Scurry e dois duendes Hem e Haw. Os quatro personagens tinham uma zona de conforto, em que todos os dias encontravam o queijo que os alimentava. Porém, certa manhã, descobrem que alguém mexeu no queijo, e ele sumiu. Começa, então, a experiência que nos leva a aprender sobre a importância da mudança na vida, de tentar coisas novas e arriscar novos caminhos.
Passos para a mudança
1. Iniciativa - Toda mudança requer uma ação. Portanto, ter iniciativa é o primeiro passo para encontrar a coragem e encarar coisas novas na vida. Iniciativa baseada em planejamento: sair se jogando em todas as aventuras que surgirem não quer dizer que esteja sendo uma pessoa de iniciativa.
2. Planejamento - planejar é muito mais do que sonhar ou imaginar o que se quer ou aonde se quer chegar, é preciso ter: um objetivo específico, estratégia e recursos.
3. Persistência - ser persistente não é a mesma coisa que ser teimoso, pois esse tem a tendência de não mudar de opinião, já o persistente mudará se for necessário, mudará suas estratégias e estará aberto às propostas de mudança para conseguir seu objetivo.
4. Determine onde está - identifique onde gostaria de estar realmente. Ao concluir seu objetivo, avalie seu planejamento e trace as estratégias para direcionar os caminhos da mudança.
5. Confie em si mesmo - confiança é primordial para encarar mudanças. Quando uma oportunidade de mudança se apresentar, esteja preparado e confiante de que está disposto a enfrentar os desafios e a se comprometer com as exigências que se apresentarem.
6. Não imagine que terá domínio total - não espere ter controle total de tudo. Mudanças são novidades e muitas vezes incógnitas, por isso o comportamento que terá diante delas definirá boa parte para que a mudança seja bem aproveitada.
Refletindo sobre o que foi visto nos passos para mudança, conclui-se que é preciso estar pronto para seguir um tipo de roteiro e para deixar o medo de tentar coisas novas na vida.
Comece a ser o tipo de pessoa que tem iniciativa para direcionar sua vida a partir do planejamento que fará. Então, deve persistir e estar pronto a aceitar os desafios que virão, se identificar que sua meta não se encontra no caminho em que está no momento. A partir daí, confie em seu potencial, porém consciente de que, na maioria das vezes, não terá domínio de tudo a seu redor e que, em determinados momentos, terá que reavaliar as estratégias.
Ainda refletindo sobre a parábola de Spencer Johnson, pode-se dizer que a vida não é um caminho livre de desafios, mas é cheio de obstáculos e adversidades que exigem tomadas de decisões a cada momento. O diferencial da pessoa que supera desafios e vence batalhas está em como ela lida com as mudanças.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário